A visão sociológia do Trabalho

Posted by Jeferson Santos on 10:29

De acordo com a sociologia, a transformação das matérias naturais em produtos que atendem às necessidades dos homens é denominada trabalho. Diferentemente das atividades instintivas, ele não consiste em um ato programado ou determinado geneticamente. Outra característica relevante é o fato de tratar-se de uma relação mediada entre aqueles que o executam (ser humano) e a matéria prima por meio de algum instrumento, antigo ou moderno.
Sendo assim, por não seguir predeterminações genéticas e utilizar de instrumentos mediadores, o processo denominado trabalho também exige aprendizado. Percebe-se clara a necessidade de saber manusear as ferramentas para a execução do mesmo. Além disso, o trabalho se desenvolve, não é estático. Isso se dá por não atender um elenco invariável de necessidades, ele se adéqua sempre às novas carências do homem.
O trabalho é uma atividade marcantemente coletiva, pois o sujeito que o realiza nunca é um sujeito isolado, mas sim inserido num conjunto de outros sujeitos. Essa inserção exige a coletivização dos conhecimentos, o que implica também na realização das atividades por outros, organização e distribuição de tarefas, e a necessidade de comunicação através de uma linguagem articulada. Tudo isso demonstra o caráter social do trabalho.
Este implica numa interação social, uma interação entre os indivíduos, afetando a eles próprios e a sua organização. Desta maneira, o trabalho, através do qual o homem transforma a natureza, transforma também a si mesmo, fazendo assim emergir um novo ser, denominado ser social.

Jeferson Luís

Reativação

Posted by Jeferson Santos on 09:12
É notável que o blog estava desativado. Mesmo com três autores o blog ficou paradão por muito tempo. Os motivos são os mesmos pra todos os três: ESTUDOS! Paulo (Vulgo Zé Bob Marley Dig Dig) está trabalhando, fazendo concursos e encerrando seu curso de letras. Vinícius não postou nada até hoje porque é meio vagabundo e desinteressado em relação ao blog, mas também está sem tempo por conta dos estudos e dos shows que faz por aí nos fins de semana. No meu caso, admito que também foi um pouco de preguiça, inclusive tenho um ou dois textos já escritos para passar ao blog e não o fiz. Além disso meu trabalho no projeto de pesquisa tem tirado um pouco meu tempo e os afazeres acadêmicos tem me tirado o sono.
Bem, desculpas (esfarrapadas) à parte, estou aqui pra reativar essa bagaça. Porque o bonde não para e esse ano de 2010 promete muitas postagens interessantes. A copa se aproximando, a faixa de Gaza bombando, Bin Laden ninguém foragido desde que o mundo é mundo, diversas mudanças ocorrendo pelo mundo... Isso só pode gerar postagens!

Abraços e boa degustação!